A procrastinação afeta em maior ou menor escala a vida do empreendedor. Como vencê-la é um verdadeiro desafio.
A procrastinação existe desde os tempos antigos e, embora pareça um mal moderno, ela não é.
Na verdade, a procrastinação é uma inimiga das pessoas que têm rotinas, porque as faz adiar coisas que precisam ser feitas.
Quando você adia as coisas, não é bom, porque você quer otimizar seu tempo para fazer tudo que precisa durante o dia e acaba não fazendo.
Todas as pessoas e todas as profissões podem sofrer com a procrastinação, no entanto, aquelas profissões que demandam uma maior responsabilidade e uma maior número de tarefas, tem o maior número de procrastinadores justamente pelo acumulo de tarefas a se fazer.
Quer entender um pouco mais sobre a procrastinação e como ela afeta a sua vida? Então continue a leitura até o final!
O que é procrastinação e como ela acontece
Algumas pessoas sabem instintivamente que a procrastinação é adiar as coisas, enquanto outras não sabem o que é procrastinam e nem entendem o seu conceito.
Dessa forma, vamos explicar o que é a procrastinação: procrastinar é o ato de atrasar uma ação na qual sabemos que deve ser realizada
Às vezes surgem coisas que nos levam a adiar o que estávamos fazendo. Coisas como um planejamento ruim no trabalho ou uma demanda mais importante surgindo.
Estas são todas as circunstâncias normais, ou seja, coisas que podem acontecer normalmente. E se essas ações acontecem sem motivo óbvio, ou com muita frequência, é considerada procrastinação.
Algumas pessoas têm mais problemas com a procrastinação porque seu cérebro prefere recompensas imediatas e as tarefas que precisam fazer são de longo prazo.
O cérebro não pode trabalhar com coisas que estão tão longe, no futuro, então a pessoa tem dificuldade em trabalhar em tarefas que prometem benefícios a longo prazo em troca de fazer a tarefa no presente.
Algumas pessoas são mais suscetíveis à procrastinação porque pode ser um fator genético.
Algo pode ser mais complexo, ou algo que alguém não gosta de fazer também pode contribuir para a dificuldade geral de uma tarefa.
Procrastinação e Empreendedorismo: qual a relação?
Se você passa muito tempo nas redes sociais ou realizando tarefas que não são úteis, em vez de cuidar do seu negócio, provavelmente está procrastinando.
Quando um empreendedor não cuida bem da sua rotina, fica mais difícil se livrar da procrastinação.
Com o tempo, isso pode fazer com que um empreendedor se sinta culpado por sempre ser procrastinador, o que faz com que ele fique muito frustrado.
Em última análise, muita procrastinação vai levar você à falta de satisfação pessoal e profissional.
Além do mais, a mesma pode se tornar um ciclo vicioso, fazendo com que o empreendedor se sinta cada vez mais desanimado.
Fazer coisas que não agregam valor à você pode ser um erro, e fará com que desperdice energia que deveria estar indo para sua empresa.
Uma vez que o empreendedor percebe que está procrastinando cada vez mais, e que é difícil sair desse hábito, ele precisa vencer o sentimento de desânimo, por mais difícil que seja.
Se o empreendedor deixar a procrastinação tomar conta de sua vida por muito tempo, ela pode eventualmente se transformar em ansiedade e em outros sentimentos negativos.
Por isso, se você vive em prol da procrastinação, procure realizar uma reflexão a respeito das suas atitudes e do quanto você tem depositado em tarefas que poderiam ser adiadas.
Leia mais: Como se tornar um influenciador digital.
Deixe um comentário